Alunos da USP participam do Enade; entenda o impacto disso –

A partir de 2023, a Universidade de São Paulo (USP) passará a participar do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade). Esse exame tem como objetivo avaliar o desempenho dos estudantes que estão se formando em cursos de graduação em todo o Brasil. Ele analisa o aprendizado em relação ao conteúdo programático, habilidades e competências adquiridas durante a formação.
A decisão de adesão da USP ao Enade foi aprovada em uma reunião do Conselho Universitário, realizada na terça-feira, 24. Além disso, na mesma reunião, foi estabelecida a tabela de vagas para o vestibular de 2026, que ocorrerá no final deste ano, totalizando 11.147 vagas disponíveis nos diversos cursos de graduação.
No passado, a USP decidiu não participar do Enade, o que gerou muitas discussões. O reitor Carlos Gilberto Carlotti Junior reforçou a importância deste momento, destacando que a adesão foi um tema debatido em consulta com a comunidade acadêmica por meio da Pró-Reitoria de Graduação. Segundo ele, a USP é uma das universidades mais reconhecidas do Brasil e deve servir como um parâmetro de qualidade para a graduação, assim como já faz na pós-graduação por meio da avaliação da Capes.