Turista danifica pintura centenária ao tirar foto –

–
Uma pintura do século 18, exposta na Galeria Uffizi, em Florença, sofreu danos após um incidente envolvendo um turista neste sábado, 21. O homem estava tentando reproduzir a pose do nobre da Toscana Ferdinando de Médici, figura retratada na obra, quando perdeu o equilíbrio e acabou rasgando a pintura próximo ao pé direito do retratado.
O museu informou que, felizmente, o dano foi considerado pequeno e a obra será restaurada. O turista responsável pelo acidente foi identificado e o caso foi encaminhado às autoridades judiciais para as devidas providências.
Simone Verde, diretor da Galeria Uffizi, expressou preocupação com o comportamento de alguns visitantes que tratam os museus como locais para tirar selfies e fazer memes. Ele afirmou que o museu pretende estabelecer regras mais rígidas para evitar atitudes que não respeitam o patrimônio cultural.
A pintura, criada pelo artista Anton Domenico Gabbiani, fazia parte da exposição “Florença e Europa: Artes do Século 18”, que reúne cerca de 150 obras. Após o incidente, a exposição precisou ser fechada até o dia 2 de julho para que a obra fosse restaurada.
Recentemente, outro incidente semelhante aconteceu no Palazzo Maffei, em Verona, onde um turista danificou uma cadeira feita de cristais Swarovski ao escorregar enquanto tirava uma foto. Esses eventos levantam preocupações sobre a segurança das obras de arte e o comportamento apropriado dos visitantes em museus.