Ator de ‘Argo’ e ‘Star Trek’ morre aos 90 anos –

Courtesy
Peter-Henry Schroeder, um renomado ator e produtor, faleceu no dia 7 de junho, aos 90 anos, no Centro Médico da VA em Lake City, na Flórida. Ele estava cercado por sua família no momento do falecimento. Schroeder se destacou em papéis variados ao longo de sua carreira, incluindo um produtor no filme vencedor do Oscar, “Argo”, e como um Klingon na série “Star Trek: Enterprise”.
Natural de uma época marcada por conflitos, Schroeder foi chamado ao serviço militar durante a Guerra da Coreia, onde atuou de 1953 a 1955 em uma unidade que prestava apoio ao USO. Após seu retorno do serviço militar, ele aprimorou suas habilidades como ator ao estudar com Paula Strasberg, uma renomada professora de atuação.
Na indústria musical, Schroeder fez sua marca como artista gravando para as gravadoras Capital Records e Ascot. Entre suas faixas lançadas estão os singles “Where’s the Girl for Me”, de 1960, e “Memories of Marilyn”, de 1964. O segundo foi inspirado por uma lembrança de Marilyn Monroe, que ele viu em um show do USO durante seu tempo na Coreia.
Em Hollywood, Peter-Henry Schroeder lançou sua própria produtora, a PHS Productions, para desenvolver seus projetos. Ele também compartilhou sua experiência como professor convidado na Academia Americana de Artes Dramáticas e fundou o Actor/Artist Group Workshop em 1979. No mesmo ano, trabalhou ao lado de grandes nomes como Meryl Streep e Alan Alda no filme “The Seduction of Joe Tynan”. Em 2001, participou de “Star Trek: Enterprise”, onde interpretou o Chanceler Klingon em duas episódios. Mais recentemente, teve um papel como produtor em “Argo”.
Durante seus últimos dias no centro médico, Schroeder demonstrou seu espírito criativo ao perguntar frequentemente sobre seu retorno a Los Angeles, desejando voltar ao trabalho. Após seu falecimento, está previsto um funeral com honras militares no Cemitério Nacional da VA em Los Angeles, com data a ser anunciada.
Em vez de flores, a família sugere que as condolências sejam enviadas à Human Animal Life Foundation. Peter-Henry Schroeder deixa sua filha Valerie Lynn, seu filho Peter Henry Schroeder II e sua nora Felicia Cristiani Bass, além de seus netos Peter Henry Schroeder III e Jarrid Michael Schroeder.