Nico Williams rejeita Barcelona e fecha contrato de 10 anos com Athletic Club –

Nico Williams has signed a new eight-year deal with Athletic Club after links with Barcelona. (1:10)
Nico Williams renovou seu contrato com o Athletic Club até 2035, rejeitando uma proposta do Barcelona para se juntar ao clube catalão nesta temporada. O diretor esportivo do Barça, Deco, afirmou que Williams demonstrou um forte desejo de se transferir para os atuais campeões espanhóis. O presidente do Barcelona, Joan Laporta, revelou que o clube estava disposto a pagar a cláusula de rescisão do jogador, que era de 58 milhões de euros.
No entanto, em um movimento inesperado, o Athletic Club confirmou na última sexta-feira que havia chegado a um acordo com Williams para a renovação de seu contrato. Com isso, a nova cláusula de rescisão do atleta é mais de 50% superior à anterior. Williams, que tem 22 anos e é jogador da seleção espanhola, sempre foi almejado pelo Barça, que tentou contratá-lo na temporada passada.
A expectativa de que o Barcelona finalmente conseguisse assinar com Williams aumentou quando o Athletic se manifestou contra a situação financeira do Barça na semana passada, tentando impedir o acordo. Os torcedores do Athletic, inclusive, mostraram descontentamento com a possibilidade de perder o jogador, chegando a vandalizar um mural em homenagem a ele em duas ocasiões.
Apesar da pressão, Williams decidiu continuar no Athletic Club, onde ingressou aos 11 anos e onde joga ao lado de seu irmão, Iñaki Williams, que é internacional pela seleção de Gana. O clube também se classificou para a fase de grupos da Liga dos Campeões na próxima temporada. Em uma mensagem nas redes sociais do Athletic, Williams disse que, ao tomar decisões, a opinião do coração é fundamental. Em um vídeo, ele aparece pintando “2035” no mural que foi danificado, reafirmando sua ligação com o clube.
Desde que foi promovido ao time principal do Athletic em 2021, Williams disputou 167 partidas e marcou 31 gols. Ele também faz parte do elenco que conquistou a Copa do Rei em 2024, encerrando um jejum de 40 anos sem grandes títulos.
Williams também se tornou um jogador importante para a seleção da Espanha sob o comando de Luis de la Fuente, acumulando 28 convocações e anotando seis gols, incluindo um na final da Euro 2024 contra a Inglaterra.
Com o Barcelona fora da disputa por Williams, o clube agora terá que buscar outras opções no mercado. Deco havia mencionado anteriormente a prioridade de contratar um atacante para aliviar a carga sobre os jogadores Yamal e Raphinha. Entre os alvos estão Luis Díaz, do Liverpool, e Marcus Rashford, do Manchester United, apesar de as propostas para ambos já terem sido rejeitadas.