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Custo de estrada em Transilvânia chega a 22 milhões de euros/km –

Um novo trecho de estrada expressa foi inaugurado na Transilvânia, sendoum dos mais caros já construídos na Romênia. O novo corredor viário conecta a Autostrada Transilvania A3 ao DN1, nas proximidades de Tureni, e é considerado extremamente importante para melhorar o fluxo de tráfego na região.

Com aproximadamente cinco quilômetros de extensão, essa nova estrada expressa vai beneficiar o trânsito dos motoristas que precisam se deslocar entre Cluj-Napoca e outras localidades. Antes da construção desse trecho, muitos motoristas eram obrigados a atravessar o centro da cidade de Turda, enfrentando congestionamentos frequentes. Especialistas afirmam que essa nova via representa uma melhoria significativa, equivalente à criação de uma nova autostrada.

O trecho recém-inaugurado faz parte de um projeto maior, que inclui a DEx 4 Turda – Dej. A principal função deste novo corredor é desviar o tráfego em direção a Cluj-Napoca, aliviando a carga na cidade de Turda.

O contrato para a execução da obra foi assinado em 2023 e tinha um prazo original de conclusão até fevereiro de 2025. O projeto teve um custo total de 562 milhões de lei, aproximadamente 110 milhões de euros. Quando se calcula o custo por quilômetro, o resultado é de cerca de 22 milhões de euros, tornando este um dos trechos mais caros do país.

Embora oficialmente tenha cinco quilômetros, fontes apontam que, se consideradas as conexões e rampas de acesso, a extensão real pode chegar a 12 ou 13 quilômetros. A via é bastante ampla em certos segmentos e inclui passagens superiores e viadutos, além de obras de estabilização em áreas montanhosas.

Especificamente, a estrada possui dois passagens sobre a autostrada, sendo uma delas bastante elevada para permitir a passagem de outras vias. Também foram construídos vários viadutos, incluindo um que se estende por 250 metros sobre um riacho, com três pistas em cada sentido.

No total, a interseção com a A3 contará com quatro pistas em cada sentido em uma seção de aproximadamente 400 metros, aumentando a capacidade de tráfego tanto no que vem da autostrada quanto na direção oposta.

Entretanto, especialistas em infraestrutura criticam o projeto, alegando que ele é excessivamente complexo e, por isso, mais caro do que o necessário. A Associação Pro Infrastructura destacou que as conexões são excessivamente longas e limitadas a 60 km/h, mesmo que os veículos possam circular a velocidades superiores nas mesmas. Eles também apontaram que o projeto poderia ter sido planejado de maneira mais eficiente, sugerindo que a complexidade das obras foi, em parte, responsável pelos custos altos.

Apesar das críticas, o projeto conta com alguns aspectos positivos, como a presença de barreiras centrais de concreto e separadores em áreas onde há tráfego nas duas direções.

A nova estrada expressa promete reduzir os congestionamentos na região. Inicialmente, a previsão era que a inauguração ocorresse em 2024, mas o projeto já ultrapassou o prazo inicialmente estipulado. Embora tenha atrasado cinco meses, especialistas ressaltam que isso não é desastroso, considerando a complexidade da obra e as dificuldades enfrentadas pelos construtores, que eram relativamente novos nesse tipo de projeto.

Essa nova via é vista como uma importante adição à infraestrutura de transporte da Romênia, prometendo facilitar o deslocamento na região e reduzir os congestionamentos nas cidades próximas. As autoridades locais esperam que essa melhoria traga benefícios tanto para motoristas quanto para a economia regional.

Redação EUVO News

Conteúdo original produzido pela equipe editorial do EUVO News. Nossa redação se dedica a entregar informação de qualidade sobre eventos, cultura e atualidades do Brasil.

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