Experiência como estagiário na equipe Peugeot nas 6 Horas de São Paulo –

Um novo estagiário na equipe Peugeot TotalEnergies começou a trabalhar apenas alguns dias antes das 6 Horas de São Paulo, que ocorrerá no próximo domingo (13). O profissional se juntou à equipe, composta por 60 pessoas, e veio com disposição para aprender. A equipe, que compete no Mundial de Endurance (WEC), é responsável por uma série de tarefas que exigem habilidades específicas e preparo físico.
O grupo trouxe para o Brasil diversos equipamentos, incluindo carros, pneus, ferramentas e até mesmo alimentação. O estagiário, em particular, ficou encarregado de trabalhar com os pneus, uma tarefa crucial em uma competição desse nível. Para se familiarizar com a pista, todos participaram de uma caminhada conhecida como track walk, onde pilotos e staff analisam o traçado e pontos de atenção.
Durante essa caminhada de 4.309 metros, o engenheiro-chefe, Mathieu Neuville, destacou a importância dessa atividade, mesmo que nem todos os pilotos estejam dispostos a fazê-la. Neuville comentou sobre as peculiaridades do circuito de Interlagos, que possui um desnível característico que desafia os carros. A equipe estava atenta ao estado do asfalto, que havia sido recentemente recapeado e adaptado para o escoamento de água, fundamental para a estratégia de pneus durante a corrida.
Os membros da equipe observavam cuidadosamente elementos como zebras e ralos, que podem impactar o desempenho dos pneus ao longo das 6 horas de corrida. Cada carro poderia necessitar de até cinco trocas de pneus, o que requer planejamento detalhado e estratégico.
As adaptações do Peugeot 9X8 foram discutidas. Este carro é equipado com um motor V6 biturbo de 680 cv e um motor elétrico dianteiro, que entra em ação somente quando a velocidade do carro supera 150 km/h. Essa característica técnica é importante para facilitar a manobra em trechos mais desafiadores da pista.
Na sequência, o estagiário observou os treinamentos de troca de pilotos, uma atividade que deve ser realizada em menos de 30 segundos durante a corrida. Essa troca requer a coordenação de toda a equipe, com cuidados para garantir segurança e rapidez no processo. A mecânica envolvida na rápida atividade inclui o reabastecimento dos carros e a troca de pneus, que é assistida por uma pistola pneumática.
O treinamento em troca de pneus é intenso, envolvendo duas equipes capazes de realizar todo o procedimento em um tempo recorde. Cada pneu pesa cerca de 23 kg, e é necessário um trabalho em equipe para garantir a eficiência do processo. O estagiário teve a oportunidade de manusear a pistola pneumática e aprender sobre os cuidados a serem tomados durante a troca.
Assim que retornaram aos boxes, os trabalhos não acabaram. O estagiário ajudou na preparação final dos pneus, que inclui colar fitas de alumínio sobre os pesos de balanceamento e regular a pressão adequada para cada tipo de pneu. A equipe separou diferentes conjuntos de pneus, que serão utilizados conforme as condições da pista, enfatizando a preparação para o inesperado durante a corrida.
No segundo dia, ele teve acesso irrestrito aos boxes, envolvendo-se mais nas atividades enquanto a equipe se preparava para a próxima rodada de treinos. A comunicação fluida entre a equipe de mecânicos e os pilotos é crucial e ajuda a otimizar o desempenho do carro.
Os Peugeot 9X8 tiveram um bom desempenho nas simulações, mas a expectativa é que a equipe esteja ciente de qualquer mudança nas condições climáticas, que pode afetar diretamente a corrida.