Curso de design realiza evento sobre cultura e mercado de jogos digitais –
O curso de Design da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) realizará o evento AlaGames, voltado para aqueles que se interessam por tecnologia e jogos. O evento acontecerá na segunda-feira, dia 21, a partir das 8h30, no auditório do Laboratório de Computação Científica e Visualização (LCCV), localizado no Campus A. C. Simões, em Maceió.
A AlaGames é uma iniciativa promovida pelo Laboratório de Experimentação em Design (LED) e é aberta ao público em geral. Estudantes de graduação da Ufal poderão receber um certificado de participação através do sistema Sigaa. As inscrições serão feitas no local do evento, mas a participação dependerá da disponibilidade de lugares. Para detalhes adicionais e a programação completa, os interessados podem consultar as redes sociais oficiais do LED.
Esse evento surgiu a partir de uma pesquisa sobre jogos, realizada em 2025, como parte de um Trabalho de Conclusão de Curso. O estudo revelou que há um grande interesse entre os alunos de Design e Ciência da Computação sobre aspectos como narrativa, mecânicas e visuais de jogos. Além disso, a pesquisa apontou uma falta de conhecimento do público em relação ao mercado de jogos em Alagoas.
O AlaGames visa aprimorar as habilidades técnicas e criativas dos alunos, promovendo o compartilhamento de experiências com profissionais da área. Em colaboração com o Coletivo Deja, que se dedica ao Desenvolvimento de Jogos em Alagoas, o evento apresentará jogos que foram desenvolvidos com o apoio de editais, como os da Lei Aldir Blanc e Paulo Gustavo. A professora Layane Araújo, coordenadora do projeto, destaca que este evento pode ser uma oportunidade valiosa para os alunos se aprofundarem no tema.
A professora observa que o setor de jogos no Brasil, e especificamente em Alagoas, está em plena expansão. Ela ressalta a importância de incentivar a cultura local de desenvolvimento de jogos, especialmente considerando o aumento do interesse na área desde a pandemia. “O evento é uma chance de mostrar que em Alagoas também se cria jogos, que nossos trabalhos são reconhecidos e premiados”, afirma.
A programação do AlaGames incluirá mesas-redondas, palestras e apresentações de projetos, destacando a experiência de profissionais atuantes no mercado. A professora Araújo acredita que essa será uma oportunidade para demonstrar que a gamificação pode ser utilizada não apenas para entretenimento, mas também como uma ferramenta educativa.
“O objetivo do evento é promover a troca de experiências entre novatos e profissionais da área, além de discutir a aplicação de jogos na educação. Contaremos com a presença de especialistas de fora da universidade, trazendo uma perspectiva atual do mercado”, conclui Layane.
Para mais informações sobre eventos, acesse aqui.