previsão do tempo para hoje –

O clima nas regiões brasileiras apresenta variações importantes nos próximos dias. No Sul, o amanhecer deve ser gelado, com possibilidade de geadas, especialmente na Serra do Rio Grande do Sul. No extremo sul do estado, há também chances de garoa pela manhã. Em Santa Catarina e Paraná, o tempo será firme, embora as temperaturas permaneçam baixas, principalmente no sul e no leste do Paraná.
No Sudeste, as manhãs e madrugadas continuarão frias, com tardes mais ensolaradas e quentes. A umidade do ar será muito baixa em algumas áreas, como no noroeste de São Paulo e no Triângulo Mineiro, com índices podendo cair abaixo de 30% nas capitais de São Paulo e Minas Gerais.
No Centro-Oeste, o amanhecer será um pouco mais frio, especialmente no sudoeste e sul de Mato Grosso do Sul. A região seguirá com um clima firme e seco, com altas temperaturas em Mato Grosso e no interior de Goiás. A umidade relativa do ar ficará abaixo de 30% em várias localidades, chegando a menos de 20% em algumas cidades do interior de Mato Grosso do Sul e em Goiás.
Na Região Nordeste, o cenário é de chuvas intensas, especialmente no litoral da Bahia, Alagoas, Sergipe, Pernambuco e Paraíba, com risco de temporais, incluindo nas capitais. A sexta-feira será marcada por bastante nebulosidade e chuvas a qualquer hora. No entanto, a umidade permanece baixa no agreste, sertão e interior, com índices inferiores a 30% em regiões do sul do Maranhão, Piauí, Ceará e oeste da Bahia.
Por fim, na Região Norte, o clima será firme no sul, com umidade abaixo de 30% em Rondônia, Pará e Tocantins. Por outro lado, o norte e o interior do Amazonas devem enfrentar pancadas de chuva fortes, com possibilidade de temporais isolados em Roraima. No Amapá, a previsão é de chuvas moderadas a fortes, enquanto Manaus encerrará a semana com pouca chuva.