Academia Brasileira de Música celebra 80 anos com apresentações –

Neste sábado, dia 19, terminam as apresentações que celebram os 80 anos da Academia Brasileira de Música, uma instituição fundada por Heitor Villa-Lobos, um dos compositores mais importantes do país. A academia é uma entidade sem fins lucrativos que atua como órgão consultivo do governo federal, promovendo a música brasileira de diversas formas.
Nesta sexta-feira, dia 18, acontece o terceiro programa de comemorações na Sala Cecília Meireles, localizada no Rio de Janeiro. A apresentação ficará por conta da Orquestra Sinfônica da Universidade Federal do Rio de Janeiro, sob a regência do acadêmico Roberto Duarte. O último concerto será realizado no sábado, no mesmo local, com a Orquestra Sinfônica Nacional da Universidade Federal Fluminense, regida por Marcelo Falcão.
André Cardoso, presidente da academia, ressaltou a importância dessa data. Ele comenta que comemorar 80 anos é significativo, pois ao longo desse tempo a Academia Brasileira de Música tem realizado várias iniciativas em prol da música nacional. A instituição foi criada com o propósito de promover, divulgar e incentivar a produção musical brasileira, e ao longo de sua trajetória, tem se dedicado a ações como concertos, publicações de livros e participação em eventos, além de valorizar a obra de Heitor Villa-Lobos. Isso a torna a mais antiga entidade voltada para a divulgação da música de concerto no país.
Para mais detalhes sobre eventos relacionados, acesse eventos.