Aula de campo do curso de Educação Bilíngue de Surdos em Floriano –
Na última sexta-feira, 18 de julho de 2025, um grupo de estudantes do curso de Educação Bilíngue de Surdos, da Universidade Federal do Piauí (UFPI), participou de uma aula de campo na praça central de Floriano, São Pedro de Alcântara. A atividade fez parte da disciplina “Psicologia da Educação”, com o objetivo de promover práticas pedagógicas inclusivas.
A professora Maria de Lourdes Leal, responsável pela disciplina, destacou que a atividade foi chamada de “Leitura na Praça” e teve como base o livro “Dificuldades de Aprendizagem: O que são? Como tratá-las?”, escrito por Nádia Bossa. Durante a manhã, os alunos interagiram com cidadãos que passavam pela praça, incentivando a leitura e discutindo as dificuldades que muitos alunos enfrentam no aprendizado.
Para a coordenadora do Polo de Floriano, professora Delcimar Azevedo, a atividade cumpriu seus objetivos ao promover uma experiência enriquecedora. “Foi muito bonito ver o envolvimento dos estudantes e como a comunidade participou. Esse tipo de atividade não apenas torna as aulas mais dinâmicas, mas também ajuda os alunos a aprenderem a lidar com suas dificuldades de forma mais leve”, comentou.
Um dos alunos, Maciel Silva, que é surdo, falou sobre a importância dessa experiência prática. Ele mencionou que a aula de campo trouxe a teoria para a realidade, despertando interesse nas pessoas sobre Libras (Língua Brasileira de Sinais). Maciel também compartilhou sua trajetória pessoal, afirmando que pretende se formar em quatro anos e se tornar professor, para ajudar crianças que enfrentam as mesmas barreiras que ele encontrou.
A coordenadora institucional do programa PARFOR/UFPI, professora Glória Ferro, elogiou a iniciativa e enfatizou a importância da educação inclusiva. “Não podemos falar em formação de professores sem incluir todos os grupos, especialmente as pessoas surdas. Este tipo de atividade é uma oportunidade valiosa para refletirmos sobre como garantir uma educação que atenda a todos os alunos”, declarou.
O curso de Educação Bilíngue de Surdos é oferecido pela UFPI em várias cidades, incluindo Floriano, Pedro II, Picos e Teresina, através do Programa Nacional de Fomento à Equidade na Formação de Professores da Educação Básica. Essa formação visa não apenas capacitar educadores, mas também promover uma educação mais igualitária.
Essa aula de campo, além de proporcionar conhecimento, também integrou a comunidade local, destacando a importância da inclusão e da reflexão sobre as dificuldades enfrentadas por alunos surdos.