Ciclone no Sul e frente fria afetam o tempo em SP –

–
Um ciclone extratropical está se formando na costa do Rio Grande do Sul e uma frente fria está se aproximando, o que pode resultar em ventos fortes na região Sudeste do Brasil nesta segunda-feira, dia 28. A previsão, divulgada pela MetSul Meteorologia, indica que na cidade de São Paulo e na Grande São Paulo, as rajadas de vento podem variar entre 70 km/h e 80 km/h. Em algumas áreas, os ventos podem alcançar até 100 km/h, especialmente na faixa litorânea paulista.
No sábado, dia 26, a Marinha já havia emitido um alerta sobre ventos intensos para esta segunda. O aviso abrange a costa entre Florianópolis, em Santa Catarina, e São João da Barra, no Rio de Janeiro, e prevê ventos de até 75 km/h, com direções noroeste a sudoeste.
No Rio Grande do Sul, as rajadas mais fortes são esperadas para a tarde desta segunda-feira. As projeções meteorológicas sugerem que os ventos podem atingir entre 120 km/h e 140 km/h, de acordo com a MetSul.
As regiões leste de Santa Catarina e do Paraná também devem sentir os efeitos dos ventos intensos. A Defesa Civil do estado de São Paulo alertou para a força do vento, ressaltando que, além das rajadas fortes, pode haver pancadas isoladas de chuva, embora os volumes de precipitação não sejam significativos.
Os ventos mais fortes devem afetar principalmente a região leste de São Paulo, que inclui áreas como Vale do Ribeira, Itapeva, Sorocaba, Campinas, a capital e a região metropolitana, Vale do Paraíba e todo o litoral paulista. A Defesa Civil advertiu que há risco de destelhamentos e danos a estruturas devido à possibilidade de quedas de galhos e árvores.
Além disso, há expectativa de ressaca marítima em toda a costa paulista, com ondas que podem chegar até 3 metros de altura, alertando para cuidados nas atividades na praia.
Na terça-feira, dia 29, a frente fria deverá se afastar do estado, dando espaço para a entrada de uma massa de ar polar, que deve resultar em uma significativa queda nas temperaturas. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê que a temperatura em São Paulo oscile entre 12°C nas primeiras horas da manhã e 31°C durante a tarde de segunda-feira. Para terça-feira, a máxima não deverá ultrapassar os 18°C, e essa mesma condição deve se manter no dia seguinte. Praticamente todo o estado de São Paulo está sob alerta amarelo para uma queda potencial na temperatura a partir de terça-feira.