Cidade Brasileira Cultiva Lavanda E Atrai Turistas Com Clima Europeu –

Quando se fala em cultivar lavanda no Brasil, a maioria das pessoas associa isso ao Paraná e ao Rio Grande do Sul. Contudo, a cidade de Cunha, localizada no leste de São Paulo, se destacou ao transformar essa prática em um ponto turístico e de pesquisa.
Cunha é conhecida pela sua tranquilidade de interior e belas paisagens serra. Com o cultivo de lavanda, a região passou a ser uma atração turística. Além disso, a prática do cultivo sustentável tem ajudado a impulsionar empreendedores e o uso de técnicas inovadoras.
A relação da cidade de Cunha com o cultivo de lavanda
Cunha está no leste paulista, perto do Rio de Janeiro, a apenas 46 km de Paraty. A cidade, com cerca de 22.110 habitantes, atrai visitantes principalmente por seu novo foco comercial.
O cultivo de lavanda em Cunha ocorre em vários pontos, mas “O Lavandário” é o que mais se destaca. Esse é o pioneiro no cultivo da planta e hoje é uma grande atração.
Cunha possui um clima ameno e solo ideal para o cultivo, localizada entre as Serras do Mar, Bocaina e Quebra-Cangalha. A cidade foi fundada em março de 1724 e é reconhecida como a Capital Nacional da Cerâmica de Alta Temperatura. Parte da cidade faz parte da Estrada Real, uma das rotas históricas do Brasil.
Como surgiu a ideia de criar o Lavandário de Cunha?
A ideia de criar o Lavandário começou em 2010, quando os fundadores estavam em Cunha para um projeto de cerâmica. Encantados pela região e seu paisaje montanhoso, imaginaram como a área ficaria repleta de lavandas.
Em 2012, chegaram as primeiras mudas de lavanda, que se adaptaram muito bem ao solo. Desde então, dedicaram uma área significativa ao cultivo, com mais de 40 mil pés de lavanda.
A espécie mais comum plantada na região é a Lavandula dentata. Todo o processo é cuidadoso, não só focado em turismo, mas também na verticalização da produção. O Lavandário hoje sustenta-se com turismo e uma loja com produtos naturais.
Os visitantes podem encontrar óleos essenciais, aromatizadores, cosméticos, bebidas e até alguns alimentos feitos com lavanda. A plantação ocorre o ano todo, possibilitando várias experiências aos visitantes, como massagens, oficinas e ensaios fotográficos.
Turismo e pesquisa que despontam no cultivo de lavanda na cidade
Além dos cultivos no sul do Brasil, em Cunha você consegue sentir um pedacinho da Provence, na França. Na Provença, há vastos campos de lavanda com aquele tom arroxeado que encanta a todos.
Além do Lavandário, tem o Contemplário, que possui mais de 20 mil pés de lavanda. Como resultado, Cunha se transformou na última década, se tornando um ponto turístico imperdível para quem ama lavanda.