Curitiba registra 83 horas abaixo de 10ºC e nova frente fria se aproxima –

Na manhã de sexta-feira, 4 de agosto, os moradores de Curitiba tiveram um pequeno alívio quando o sol apareceu em algumas áreas da cidade e as temperaturas finalmente ultrapassaram os 10°C. A capital paranaense enfrentou um período de 83 horas seguidas com temperaturas abaixo dessa marca, um teste difícil para quem lida com o frio intenso.
De acordo com informações do Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), a temperatura passou de 10°C por volta das 9h. Durante esse período de frio, que durou três dias e 11 horas, a sensação térmica chegou a ser próxima de 2°C. Contudo, a previsão do tempo indica que o frio deve continuar, uma vez que uma nova frente fria se aproxima do estado.
Segundo o Simepar, essa nova frente fria está se deslocando para o oceano na altura do Rio Grande do Sul e provocará um novo declínio nas temperaturas ao longo da tarde de sexta-feira.
Para os apreciadores do frio, a notícia é que a temporada de fondue nos restaurantes da cidade deve se prolongar. No sábado, as temperaturas ainda devem ser baixas pela manhã, com a possibilidade de geadas fracas nas regiões Sudoeste e Sul do Paraná. No entanto, à tarde, as condições devem melhorar, com o sol aparecendo com mais intensidade, especialmente na parte da tarde. As temperaturas devem variar entre 15°C e 17°C durante o dia.
No domingo, as temperaturas devem começar baixas novamente, principalmente nas regiões da metade Sul do Paraná, com a expectativa de geada continuando em áreas próximas à divisa com Santa Catarina. Durante o dia, a passagem de uma frente fria sobre o oceano nas proximidades do Uruguai e do Rio Grande do Sul pode aumentar a nebulosidade na região Leste e nos Campos Gerais do Paraná, alterando a circulação dos ventos.
Um levantamento feito pelo Simepar mostra que em julho de 2013, Curitiba ficou 93 horas com temperaturas abaixo de 10°C, coincidindo com a última vez que a cidade registrou neve. Desde então, esse longo período de frio não havia sido registrado, embora em junho deste ano a cidade tenha passado 67 horas seguidas com temperaturas na mesma faixa.