Dilma canta e Paes dança no jantar do Brics no Brasil –

Um jantar descontraído, recheado de música brasileira, aconteceu na última sexta-feira, dia 4, no bairro de Copacabana, no Rio de Janeiro. O encontro, que reuniu autoridades e representantes dos países do Brics, foi realizado no Roxy Dinner Show, um espaço cultural que ocupa um cinema construído na década de 1940 e que hoje é conhecido por seus espetáculos no estilo Broadway.
A presidente do Novo Banco de Desenvolvimento (NBD), Dilma Rousseff, e o prefeito do Rio, Eduardo Paes, foram os anfitriões da noite. Dilma, geralmente mais reservada, parecia relaxada e aplaudiu animadamente durante a apresentação. Ao final do show, ela cantou a famosa canção “Aquele abraço”, de Gilberto Gil, e posou para fotos com os convidados. Durante a apresentação, Dilma fez algumas breves saídas, mas sempre retornava à mesa.
O presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo, também se divertiu bastante e permaneceu no Roxy até o final do espetáculo. Embora animado, ele foi visto consultando o celular em algumas ocasiões, possivelmente para acompanhar o jogo do Palmeiras contra o Chelsea. No dia seguinte, ao chegar a uma reunião de ministros de finanças do Brics, ele optou por não falar com a imprensa, relatando estar “triste” com o resultado do jogo de seu time.
Durante o show, Galípolo e o prefeito Eduardo Paes demonstraram uma amizade descontraída, inclusive posando para uma selfie com um outro participante. O prefeito, acompanhado da esposa Cristine, cantou e dançou com entusiasmo durante a apresentação.
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, também esteve presente, mas chegou ao local um pouco mais tarde e assistiu somente a duas músicas, saindo pouco antes das 21 horas. Na mesa principal, estavam Dilma e Paes, com Galípolo à frente. Haddad ficou em um dos extremos da mesa, ao lado do embaixador André Corrêa do Lago, que é presidente da COP30.
Outras autoridades que marcaram presença foram o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, e a presidente do Banco do Brasil, Tarciana Medeiros. Também compareceram o diretor do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Nelson Barbosa, o diretor do Banco Central, Paulo Picchetti, e o diretor do Fundo Monetário Internacional (FMI) para o Brasil, André Roncaglia.
O vice-prefeito do Rio, Eduardo Cavaliere, também participou do jantar. Ele é considerado um dos possíveis candidatos à prefeitura da cidade no próximo ano, embora Eduardo Paes seja apontado como um dos principais nomes na disputa pelo governo do estado.
Os convidados internacionais se mostraram muito receptivos à apresentação musical, registrando momentos do espetáculo com fotos e vídeos em seus celulares.