Duffer Brothers deixam Netflix e fecham acordo com Paramount

Os Irmãos Duffer, criadores da série de sucesso “Stranger Things”, estão em negociações avançadas para deixar a Netflix e firmar um novo contrato exclusivo com o estúdio Paramount. Essa mudança marcaria um novo capítulo na carreira dos diretores, que devem se concentrar na produção de filmes e programas de TV, especialmente de grandes produções.
O negócio também representa um reencontro com Cindy Holland, nova responsável pelo streaming da Paramount, que havia aprovado “Stranger Things” quando os Duffer estavam na Netflix. Eles irão trabalhar, ainda, com Josh Greenstein e Dana Goldberg, que são responsáveis pela parte criativa de filmes e séries na Paramount.
Os representantes dos Duffer não comentaram imediatamente sobre as negociações e a Paramount também não se manifestou a respeito.
Apesar de estar se preparando para esta nova fase, os Duffer ainda mantêm um vínculo significativo com a Netflix por meio de sua produtora, a Upside Down Pictures, que é gerida pela parceira de produção, Hilary Leavitt. Eles já finalizaram duas séries que irão estrear na Netflix em 2026: “The Boroughs”, que conta com Bill Pullman, Geena Davis, Alfre Woodard e Alfred Molina, e “Something Very Bad Is Going to Happen”, estrelada por Jennifer Jason Leigh. Além disso, um trailer do próximo projeto animado, “Stranger Things: Tales From ’85”, foi exibido no Festival de Annecy, em junho de 2025. Após a quinta e última temporada de “Stranger Things”, que será lançada em novembro, há planos para uma série derivada em live-action que ainda não foi anunciada.
Antes de “Stranger Things” os irmãos Duffer enfrentaram dificuldades em sua carreira. Seu primeiro filme, “Hidden”, foi engavetado pela Warner Bros por anos, só tendo lançamento limitado em plataformas de vídeo sob demanda. No entanto, eles chamaram a atenção de M. Night Shyamalan, que contratou os irmãos para escrever para a sua série “Wayward Pines”, transmitida pela Fox em 2015.
O piloto de “Stranger Things” foi rejeitado por várias redes de TV até que a produtora 21 Laps, de Shawn Levy, o adquiriu e vendeu para a Netflix. A primeira temporada, que teve os Duffer na direção de seis dos oito episódios, se tornou um sucesso imediato ao estrear em julho de 2016. Essa série foi a primeira grande conquista da Netflix, tornando-se rapidamente seu maior sucesso original. A quarta temporada alcançou o recorde de série em inglês mais assistida da plataforma quando foi lançada em 2022.