Entradas para COLITA. Arte y Parte já estão à venda –
Gabriel García Márquez. Barcelona, 1969 ©Archivo Colita Fotografía
O Centro Niemeyer, em Avilés, anunciou a realização da exposição “COLITA. ARTE E PARTE”, que abrirá ao público no dia 25 de junho de 2025, às 17 horas. A entrada para a inauguração será gratuita e todos os interessados estão convidados a participar. Francesc Polop, diretor e herdeiro do Arquivo Colita Fotografia, estará presente na abertura da exposição.
A mostra apresentará a trajetória de mais de quarenta anos da fotógrafa catalana Colita no mundo da arte. A exposição ficará em exibição até o dia 11 de janeiro de 2026, na Sala de Fotografia do Centro Niemeyer. Os ingressos já estão disponíveis para compra, custando 4 euros, com desconto para entrada reduzida a 3 euros. Eles podem ser adquiridos na bilheteira do centro ou no site oficial. Vale destacar que a última hora de visitação nas tardes será gratuita, mediante retirada de ingresso na recepção.
Colita é conhecida por registrar intensamente tudo ao seu redor, capturando momentos únicos de eventos, performances artísticas, exposições, gravações de filmes e shows. Seu trabalho é marcado pela curiosidade e pela abordagem como fotoperiodista.
Na exposição “COLITA. ARTE E PARTE”, serão exploradas seis correntes artísticas que influenciaram a vida e a obra de Colita. Entre elas, o flamenco, que ganhou um novo significado para ela através de Carmen Amaya; o impacto da literatura, potenciado por Gabriel García Márquez; e os primeiros passos no cinema com a colaboração de Gonzalo Suárez. A poesia e a música do cantor Joan Manuel Serrat também marcaram sua trajetória, assim como a influência contracultural de Joan Miró, que a conectou ao poder transformador da arte. Além disso, Ocaña, com seu ativismo e suas propostas inovadoras, ajudou Colita a descobrir novas estéticas queer que anteviam a luta pelos direitos da comunidade LGTBIQ+.