Globo anuncia festival de Parintins a partir de 2026 –

Aracaju
Na última sexta-feira, a Globo anunciou um acordo para transmitir o Festival de Parintins em TV aberta, TV por assinatura e streaming, a partir de 2026. O festival é uma das maiores festas populares do Norte do Brasil. No entanto, a emissora afirma que essa informação não procede.
Os bois Garantido e Caprichoso já aceitaram a proposta. O novo contrato com a Globo irá começar assim que terminar o vínculo atual dos bois com a TV A Crítica, emissora que detém os direitos de transmissão do festival desde 2018.
Representantes da Globo visitaram Manaus para acompanhar as apresentações deste ano, que tiveram início no dia 26 de outubro. O governador do Amazonas, Wilson Lima, participou da negociação e acredita que a maior visibilidade trará benefícios ao estado.
Anteriormente, a Globo havia anunciado a transmissão do festival a partir de 2024, mas deixou de lado os planos devido ao contrato da TV A Crítica com os bois que impedia a negociação. A emissora decidiu esperar o fim desse acordo para realizar seu interesse, impulsionada pelo sucesso de Isabelle Nogueira, terceira colocada no BBB 24 e cunhã-poranga do Boi Garantido.
Com a participação de Isabelle, o BBB 24 alcançou médias de audiência superiores a 40 pontos em Manaus, que foi a cidade com maior audiência do programa no Brasil.
O Festival de Parintins já teve transmissão nacional antes, entre os anos 2000 e 2010, pela Band, mas não obteve grande sucesso na época. A Globo, ao ser questionada sobre o acordo, reiterou que a notícia não está correta e informou que seus executivos estão em Manaus junto com a equipe da afiliada Rede Amazônica, realizando a cobertura jornalística e planejamento para programas de entretenimento.