Notícias Agora

Flávia Alessandra fala sobre diagnóstico e alerta de especialista –

Flávia Alessandra, atriz de 51 anos que atualmente interpreta a vilã Sandra na novela “Êta Mundo Bom!” da Globo, compartilhou suas experiências com o melasma e a importância de buscar tratamento especializado. Mãe de duas filhas, Olívia e Giúlia, Flávia revelou que a condição da pele geralmente se agrava com a exposição ao sol, especialmente durante sua gravidez.

Ela mencionou que frequentemente se submete a tratamentos a laser devido ao histórico de melasma que adquiriu durante a gestação. Flávia enfatizou que, se tivesse recebido orientações sobre a proteção solar durante essa fase, teria tomado diferentes precauções. A atriz destacou que seu amor pelo sol resulta no retorno das manchas sempre que ela se expõe novamente à luz solar, o que a leva a consultar dermatologistas regularmente.

Para entender melhor o melasma, a biomédica Mariana Eclissée explicou que essa condição é uma hiperpigmentação que normalmente afeta a face, mas pode aparecer em outras partes do corpo, como braços e pescoço. O melasma está geralmente associado a mudanças hormonais, como as que ocorrem durante a gravidez e o uso de anticoncepcionais, além de exposição excessiva ao sol.

Mariana detalhou que o melasma ocorre devido ao aumento da produção de melanina nas células especializadas chamadas melanócitos. Esse aumento faz com que haja um acúmulo excessivo de pigmento na pele. A condição é mais frequente em mulheres, pois fatores hormonais, genética e exposição a certos produtos também podem influenciar seu desenvolvimento.

A especialista também alerta que não existe um único fator desencadeante para o melasma. Além das alterações hormonais, a exposição solar, calor, estresse e até medicamentos e cosméticos podem agravar a situação. Por isso, o controle do melasma precisa considerar todos esses aspectos.

Embora não exista uma cura definitiva para o melasma, Mariana ressalta que há tratamentos eficazes que podem ajudar a controlar a condição. Ela frisa que cada caso é único e que o melasma pode variar conforme sua profundidade na pele, o que impacta na escolha do tratamento adequado. A avaliação é feita por meio de exames específicos, que ajudam a determinar a melhor abordagem para cada paciente.

Redação EUVO News

Conteúdo original produzido pela equipe editorial do EUVO News. Nossa redação se dedica a entregar informação de qualidade sobre eventos, cultura e atualidades do Brasil.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo