Shows

Frio Intenso Pode Provocar Neve Em 11 Estados Do Sul –

Uma nova onda de frio chegou ao Brasil nesta sexta-feira, 8 de setembro, e deve provocar uma queda significativa nas temperaturas em 11 estados. Esse frio intenso poderá se prolongar até a próxima quarta-feira, 13 de setembro, trazendo até possibilidade de neve nas serras do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina.

Segundo previsões meteorológicas, as quedas de temperatura afetarão grande parte da Região Sul, exceto o extremo sul e o litoral do Rio Grande do Sul, além de São Paulo, sul do Triângulo Mineiro, sul do Rio de Janeiro, todo Mato Grosso do Sul, sul de Mato Grosso e o extremo sul de Goiás. Nesses locais, as temperaturas podem ficar pelo menos 5°C abaixo da média para essa época do ano.

Outras regiões também sentirão a diminuição nas temperaturas, mas sem serem classificadas como ondas de frio, com quedas entre 3°C e 5°C abaixo do normal. O Instituto de Meteorologia ainda destaca que a nova onda de frio pode levar a mínimas abaixo do esperado em alguns estados da Região Norte, como Acre, Rondônia e Amazonas, especialmente na segunda-feira, 11 de setembro.

Em várias cidades do Sul, Sudeste e Centro-Oeste, apesar da presença do sol, as temperaturas devem permanecer baixas à tarde, por conta do vento frio que vem do sul e sudeste. Cidades como Vitória e Rio de Janeiro registrarão máximas de apenas 22°C a 23°C entre segunda e terça-feira. Em São Paulo, as mínimas devem ficar entre 8°C e 9°C, enquanto as máximas não ultrapassarão 20°C ou cairão para até 16°C.

Com um ciclone extratropical atuando no mar e ventos úmidos se movendo em direção ao continente, há chances de precipitações invernais, como chuva congelada, no planalto e nas serras de Santa Catarina, além de áreas como Campos de Cima da Serra no Rio Grande do Sul. Essas condições climáticas podem ser mais intensas na madrugada e manhã do sábado, dia 9.

No interior de São Paulo, os institutos de meteorologia também alertam para a possibilidade de geadas nos próximos dias. Com as temperaturas em queda e céu limpo nas manhãs, municípios como Piracicaba, Tatuí, Rio Claro, Serra Negra, Botucatu, Boituva e outras áreas do oeste e sudoeste de São Paulo podem enfrentar esse fenômeno, além de localidades na serra da Mantiqueira.

A Defesa Civil do Estado de São Paulo também emitiu avisos sobre chuvas que podem ocorrer no litoral e na região metropolitana, que podem vir acompanhadas de ventos moderados e até raios ou granizo isolado. A previsão é de que as temperaturas continuem a despencar, especialmente nas regiões elevadas. Os termômetros podem registrar mínimas de até 6°C na serra da Mantiqueira e no Vale do Ribeira, enquanto a maior parte do estado não ultrapassará os 13°C.

Na capital paulista, as temperaturas devem variar entre 10°C a 15°C no sábado, 7°C a 15°C no domingo, 8°C a 17°C na segunda-feira e 10°C a 21°C na terça. Em resposta ao frio, o governo estadual reativará um abrigo solidário na estação Pedro II do Metrô, que funcionará das 19h às 8h, do sábado até quarta-feira.

A prefeitura também abrirá dez tendas na cidade, com atendimento das 18h à 0h, oferecendo sopas, pães, chocolate quente, chá, água e cobertores, além de encaminhamentos para serviços de acolhimento.

No litoral, a Defesa Civil alertou sobre ressacas que podem ocorrer por conta dos ventos associados à frente fria e recomenda que embarcações de pequeno porte evitem navegar. A população também deve manter distância das áreas de arrebentação.

Enquanto isso, no noroeste do estado, incluindo Araçatuba, São José do Rio Preto, Presidente Prudente e Barretos, as condições climáticas serão diferentes. Essas áreas enfrentarão tempo seco e baixa umidade relativa do ar, o que aumenta o risco de incêndios em vegetação. A recomendação é que a população evite atividades que possam provocar focos de fogo, como fogueiras e queimadas.

Redação EUVO News

Conteúdo original produzido pela equipe editorial do EUVO News. Nossa redação se dedica a entregar informação de qualidade sobre eventos, cultura e atualidades do Brasil.

Artigos relacionados

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo