Globo leva stand-up à TV em nova aposta aberta ao público
A estreia do programa Aberto ao Público, da TV Globo, não agradou ao público e gerou muitas críticas nas redes sociais. No último domingo, 6, internautas expressaram insatisfação com a atração, com um usuário questionando como a Globo conseguiu reunir tantos comediantes talentosos e ainda assim criar um programa sem graça. Esse comentário reflete a preocupação com a qualidade do humor na televisão aberta atualmente.
Aberto ao Público é comandado por Maurício Meirelles, Bruna Louise, Thiago Ventura e Murilo Couto. O programa é gravado em um teatro em São Paulo e, a cada episódio, recebe um comediante e uma celebridade como convidados. O objetivo é provocar situações constrangedoras para o convidado famoso.
No entanto, a exibição deixou a impressão de que a emissora perdeu a capacidade de fazer comédia de qualidade. Programas icônicos como Os Normais, Sai de Baixo e Casseta & Planeta Urgente são lembrados por seu humor criativo e roteiros bem construídos, algo que parece estar em falta nessa nova produção. O novo programa foi comparado a esquetes sem graça que habitualmente aparecem em outras emissoras, como RedeTV e SBT, e a crítica se concentra em piadas forçadas e um roteiro fraco.
O convidado da estreia foi o jogador Denilson. Durante o programa, ele teve que responder a uma piada sobre sua antiga briga com o cantor Belo, gerando risos tímidos entre o público. Essa repetição de problemas passados levanta a questão: qual o objetivo desse tipo de humor? A resposta parece ser apenas a intenção de entreter.
Em um cenário com muitos remakes, há quem acredite que clássicos da televisão, como Tapas e Beijos, poderiam ser revividos. Este programa é citado como um exemplo de humor refinado, com roteiros bem elaborados e temas do cotidiano, que atraem mais com facilidade as novas gerações. A tentativa de conectar a TV aberta aos jovens, que estão sempre conectados às redes sociais, tem se mostrado difícil. Programas que trazem influenciadores e comediantes populares nas redes sociais podem não ser a melhor solução. Se isso fosse eficaz, o SBT, que intensificou essa estratégia, estaria colhendo melhores resultados.
Apesar das críticas, Aberto ao Público conseguiu se destacar um pouco na audiência, considerando a concorrência. No mesmo horário, os serviços de streaming somaram 13,1 pontos, seguidos pelo SBT com 7,2, Record com 2,8, TV por assinatura com 2,3, Record News com 0,4, Band com 0,3 e RedeTV! com 0,2. A Globo alcançou 9 pontos na audiência.
Para os próximos episódios, a emissora contará com as "comediantes" Gracyanne Barbosa e Deborah Secco como convidadas. Resta saber se essa escolha trará alguma mudança significativa em relação à estreia.