Colônia penal feminina de Buíque oferece curso para internas –

A Colônia Penal Feminina de Buíque, localizada no Agreste, está realizando um curso de formação em artesanato em couro até esta sexta-feira, 18. Essa iniciativa é voltada para mulheres que estão cumprindo pena e conta com a participação de 12 internas. As aulas começaram na última segunda-feira, 14.
O curso tem a duração total de 40 horas e é oferecido através de uma parceria entre a Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização (SEAP) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar). Este ano, já foram 48 mulheres que concluíram essa formação, incluindo as atuais alunas.
Anna Karina Patriota, gerente da unidade prisional, destacou a relevância desse tipo de cursos para as internas. Segundo ela, o propósito é capacitar essas mulheres em uma nova profissão de forma que, ao saírem do sistema prisional, possam transformar o conhecimento adquirido em uma fonte de renda.
As aulas são majoritariamente práticas, onde as alunas aprendem a criar produtos como carteiras, cintos e bolsas. A instrutora Tânia Maria Barbosa elogiou o desempenho do grupo: “Essa turma foi maravilhosa. Elas gostaram muito de trabalhar e aprender uma nova profissão.” Ao final do curso, todas as participantes receberão um certificado e terão a possibilidade de remição de pena.
Essa atividade é um passo importante no processo de ressocialização, proporcionando às mulheres novas habilidades e oportunidades para o futuro.