Mod para remake de Silent Hill 2 melhora reflexos e iluminação –

Um membro da comunidade de mods, conhecido como Wolfic, lançou um novo arquivo de configuração para o jogo Silent Hill 2 Remake. Esse mod é voltado para melhorar a iluminação do jogo, que estava apresentando ruídos visuais indesejados, e promete realçar a qualidade da luz e dos reflexos em superfícies ásperas.
Wolfic fez diversas alterações notáveis com esse mod, incluindo melhorias na forma como a luz se comporta dentro do jogo. O criador reduziu o ruído granular proveniente do ray tracing, especialmente em ambientes internos e em superfícies texturizadas. Além disso, ele eliminou o efeito de vinheta, o que contribui para um visual mais nítido e claro.
Essas modificações são aplicáveis quando o ray tracing está ativado. Para obter os melhores resultados, é recomendável habilitar essa função. Embora as melhorias possam ter algum efeito com o Software Lumen, não há garantias de que funcionarão da mesma forma.
Para destacar essas melhorias visuais, Wolfic compartilhou imagens comparativas que mostram uma clara diferença entre a versão modificada e a original do jogo. As reflexões agora aparecem mais nítidas e estáveis, e a iluminação se mostra mais uniforme e menos granulada. Essas melhorias confirmam que o mod traz, de fato, uma evolução gráfica ao jogo.
Os interessados podem baixar o mod fazendo o download do arquivo e descompactando-o. Para instalá-lo, é necessário movê-lo para uma pasta específica: C:\Users\SeuNomeDeUsuário\AppData\Local\SilentHill2\Saved\Config\Windows. A desinstalação é simples e consiste apenas em deletar o arquivo.
Além dessa novidade, os jogadores de PC também podem explorar outras mods para Silent Hill 2. Há uma modificação que remove a limitação de 30 quadros por segundo em cenas de corte. Outra opção elimina a iluminação “hero” que acompanha os personagens James e Maria. Também é possível encontrar uma mod que remove a névoa característica do jogo, um recurso que pode ser interessante para quem possui um headset de VR, permitindo jogar em primeira pessoa com suporte a realidade virtual.
Entretanto, a versão para PC ainda apresenta problemas de travamento durante o jogo, um fator que não foi amplamente corrigido pela Bloober Team desde o lançamento. Apesar de ser um jogo bem avaliado, esses travamentos podem frustrar a experiência. Um computador mais potente pode ajudar a minimizar esses problemas, mas não elimina a questão completamente.
A expectativa é que os jogos futuros, como Cronos: The New Dawn e o remake de Silent Hill, ofereçam um desempenho melhor no PC, pois ambos utilizarão uma versão mais nova da Unreal Engine 5. A esperança é que a Bloober Team tenha aprendido com as dificuldades apresentadas na versão de Silent Hill 2 Remake.