Notícias Agora

NASA encontra cometa interestelar transitando pelo sistema solar –

No dia 1º de julho, o telescópio ATLAS (Asteroid Terrestrial-impact Last Alert System), financiado pela NASA e localizado em Rio Hurtado, Chile, fez uma importante descoberta: um cometa que vem de fora do nosso sistema solar. Esse cometa, que se aproxima da Terra vindo da constelação de Sagitário, recebeu o nome oficial de 3I/ATLAS. No momento, ele está a aproximadamente 420 milhões de milhas, ou 670 milhões de quilômetros, de distância da Terra.

Após essa primeira observação, os cientistas conseguiram reunir dados de outras observações realizadas antes do anúncio oficial. Essas informações foram coletadas de três telescópios ATLAS espalhados pelo mundo e do Zwicky Transient Facility, que opera no Observatório Palomar, na Califórnia. As observações prévias se estendem até o dia 14 de junho, e diversos telescópios têm reportado novas informações sobre o cometa desde sua descoberta.

É importante ressaltar que o cometa 3I/ATLAS não representa nenhuma ameaça para a Terra. Ele deve permanecer a uma distância mínima de 1.6 unidades astronômicas, cerca de 150 milhões de milhas ou 240 milhões de quilômetros. Atualmente, está a cerca de 4.5 unidades astronômicas, ou cerca de 416 milhões de milhas, do Sol. O ponto mais próximo que o cometa alcançará em relação ao Sol será em torno do dia 30 de outubro, a uma distância de 1.4 unidades astronômicas, ou aproximadamente 130 milhões de milhas, deixando-o dentro da órbita de Marte.

Astrônomos ao redor do mundo estão investigando o tamanho e as características físicas do cometa. Ele deve ser visível para telescópios baseados na Terra até setembro, depois do que ficará muito próximo do Sol para ser observado. Espera-se que o 3I/ATLAS reapareça do outro lado do Sol no início de dezembro, permitindo novas observações.

Redação EUVO News

Conteúdo original produzido pela equipe editorial do EUVO News. Nossa redação se dedica a entregar informação de qualidade sobre eventos, cultura e atualidades do Brasil.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo