Notícias Agora

Geada e temperaturas baixas afetam 26 cidades do RS –

O Rio Grande do Sul viveu a manhã mais fria do ano nesta terça-feira, dia 1º, com pelo menos 26 cidades registrando temperaturas abaixo de zero. Os dados são do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), que apontou que a noite de segunda-feira, dia 30, foi especialmente gelada.

De acordo com a MetSul Meteorologia, o número de cidades com temperaturas negativas foi muito maior, com estimativas próximas a 200. A temperatura mais baixa foi registrada em Santana do Livramento, onde os termômetros chegaram a -7,3°C. Na localidade de São José dos Ausentes, a mínima foi de -5,3°C, e outras cidades como Vacaria e Cambará do Sul também enfrentaram temperaturas negativas de -4,2°C e -3,5°C, respectivamente.

No sul do estado, as mínimas chegaram a -3°C em Bagé e -2,4°C em Canguçu. As cidades de Dom Pedrito e Jaguarão marcaram -1,7°C e -0,8°C, respectivamente. Nas regiões central e norte, Soledade e Tupanciretã registraram -3°C e -2,7°C. Outros locais como Santiago e Erechim também apresentaram temperaturas negativas, em torno de -2,6°C.

Na Fronteira Oeste, as temperaturas ficaram em -2,2°C em Alegrete e -1,9°C em São Gabriel. Em Caxias do Sul, a mínima foi de -1,4°C. Para proteger a população vulnerável, 192 pessoas em situação de rua foram acolhidas em abrigos na cidade.

Além das temperaturas baixas, várias cidades registraram geadas. Em Gramado, Canela, São Leopoldo e na zona sul de Porto Alegre, carros amanheceram cobertos por gelo. A previsão é que as temperaturas continuem baixas até a sexta-feira, dia 4, devido a uma massa de ar frio, embora não haja expectativas de neve.

Em Porto Alegre, a temperatura mínima alcançou 3,1°C. A capital do estado abriga 83 pessoas em um abrigo emergencial, compostas por diversas famílias das Ilhas do Guaíba.

Atualmente, 1.413 pessoas estão em abrigos temporários pelo estado, com Eldorado do Sul e Uruguaiana registrando os maiores números de desabrigados, com 345 e 267, respectivamente. A situação é preocupante, uma vez que o nível do lago Guaíba subiu dois centímetros, alcançando 2,86 metros na régua do Cais Mauá, próximo à cota de inundação.

Na Ilha da Pintada, o nível do Guaíba foi de 2,66 metros, 46 centímetros acima da cota de inundação. A elevação lenta do nível do lago e os ventos fortes têm causado impactos em bairros da zona sul, como Ipanema e Guarujá. A defesa civil de Porto Alegre alerta para ventos com rajadas que podem ultrapassar 40 km/h, especialmente à tarde.

Redação EUVO News

Conteúdo original produzido pela equipe editorial do EUVO News. Nossa redação se dedica a entregar informação de qualidade sobre eventos, cultura e atualidades do Brasil.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo