Respeito à soberania do Brasil é essencial para a diplomacia –

A ex-presidente do PT, Gleisi Hoffmann, manifestou pela redes sociais que Donald Trump não deve se envolver nas questões judiciais do Brasil. Ela afirmou que o ex-presidente dos Estados Unidos está enganado se acredita que pode interferir no andamento da Justiça brasileira. Gleisi apontou que, durante o governo de Jair Bolsonaro, o Brasil foi subserviente aos interesses dos EUA, mas essa situação mudou.
Gleisi pediu que Trump se preocupe com os problemas internos de seu próprio país, ressaltando que ele deveria respeitar a soberania do Brasil e a independência do nosso Judiciário.
Além disso, a ministra ressaltou que o Brasil não é mais submisso e condenou a recente ameaça de Trump de taxar países que se unirem ao Brics ou firmarem acordos com a China, classificando essa postura como equivocada.
O advogado-geral da União, Jorge Messias, também se pronunciou sobre as declarações de Trump. Ele declarou que o governo brasileiro não aceitará pressões externas sobre suas decisões e que o país é soberano. Messias destacou que qualquer tentativa de interferência nos assuntos internos do Brasil será rejeitada, reforçando a importância da preservação da independência das instituições democráticas brasileiras.