Rodolfo Vieira Comenta Crítica De Tresean Gore Sobre Jiu-jitsu –

Rodolfo Vieira é um dos mais renomados lutadores de grappling que fez a transição para as artes marciais mistas. Ele reconhece a importância das habilidades no solo, mas não parece ter uma alta expectativa em relação ao jiu-jitsu de Tresean Gore. A luta entre os dois acontece neste sábado, durante o UFC Vegas 108.
Vieira analisou o jogo de finalizações de Gore, que acumula duas vitórias por finalização na organização, conquistadas sobre Josh Fremd e Antonio Trocoli. Embora tenha mencionado que não se impressiona com o jiu-jitsu de Gore, ele destaca que a guilhotina é uma posição que merece atenção. Vieira comenta que Gore é bastante confiante e tem conseguido aplicar suas finalizações ao dar aos oponentes a oportunidade de pegar sua perna direita para atacá-lo, levando assim às suas vitórias. Contudo, ele se considera mais completo no chão e acredita ter mais opções para dominá-lo.
Rodolfo Vieira, conhecido como “The Black Belt Hunter,” é um campeão mundial de jiu-jitsu por cinco vezes e conquistou a medalha de ouro no ADCC. No UFC, ele apresenta um recorde de 5 vitórias e 3 derrotas, com todas as suas vitórias por finalização. Para a luta no UFC Vegas 108, ele passou por um intenso treinamento de seis semanas na academia Fighting Nerds, em São Paulo, sob a orientação dos treinadores Pablo Sucupira, Flavio Alvaro e Wagner Motta.
O lutador elogiou seu treinamento, afirmando que nunca se sentiu tão preparado e confiante, tanto em sua luta em pé quanto no jiu-jitsu. Vieira destacou que recuperou seu desejo e motivação para treinar. Wagner Motta, que guiou suas práticas de jiu-jitsu, é conhecido por ter treinado Demian Maia, um dos melhores grapplers na história do UFC.
Vieira ressaltou a importância do aprendizado com Motta e a dinâmica do treinamento em equipe, que o incentivou a melhorar não apenas no chão, mas também em seus movimentos e defesa em pé. Ele reforça que seu foco continua sendo buscar a queda e usar seu jiu-jitsu como sua principal estratégia.
Tresean Gore, por sua vez, vem de uma derrota para Marco Tulio em abril e está em busca de uma recuperação. Já Vieira pretende se recompor após uma derrota por decisão para Andre Petroski em fevereiro. Ele planeja finalizar Gore no UFC APEX e acredita que o estilo agressivo do adversário poderá facilitar sua trajetória na luta.
Vieira descreve Gore como alguém que tem coragem e persiste mesmo após levar golpes, mas expressa incerteza sobre como o oponente se comportará na luta. O lutador está preparado para diversas situações, vai usar seus bons movimentos a seu favor e buscar o momento certo para levar a luta para o chão, seu terreno favorito.