UFRJ condena declaração de professor após ataque a filha de Justus –

A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) emitiu um comunicado após o professor aposentado Marcos Dantas sugerir o uso de guilhotina contra Vicky, a filha de 5 anos do empresário Roberto Justus. A postagem de Dantas na rede social X causou forte repercussão e indignação nas mídias sociais.
Na nota, a UFRJ destacou que Marcos Dantas está aposentado desde 2022 e que suas declarações refletem apenas sua opinião pessoal. A universidade e a Escola de Comunicação (ECO) reafirmaram que repudiam qualquer tipo de manifestação que incite violência ou ofenda outras pessoas.
Os ataques contra a criança começaram depois que Vicky foi vista em fotos usando uma bolsa de grife avaliada em R$ 14 mil. Justus e sua esposa, Ana Paula Siebert, expressaram tristeza e preocupação com o ódio direcionado à filha e planejam tomar medidas legais contra as ameaças recebidas.
Justus afirmou que os comentários ultrapassaram os limites do bom senso, mencionando que as pessoas chegaram a sugerir que deveriam matar sua filha. Ele frisou que é inaceitável instigar a morte e o ódio, alertando que não se pode considerar a internet como um espaço sem regras. Ana Paula complementou a declaração, afirmando que críticas são aceitáveis, mas instigar o assassinato de alguém é totalmente inaceitável.